Eu explico.
Com o pouco que falta para terminar a época era impossível que alguém colocasse aquela equipa a jogar futebol. Por absurdo, se fosse contratado o Guardiola, o Ferguson, ou o Mourinho nenhum deles iria fazer o 'milagre' de por estes jogadores a jogar futebol. Eu diria mais, esse milagre nem Jesus o faria!
Sabe-se que (se não sabem deveriam) qualquer equipa de futebol (e não só, e não só...) deve potenciar as suas individualidades, aqueles que fazem as diferenças para melhor, que ajudam a decidir jogos, mas sempre enquadrados no objectivo colectivo: Vencer. É muito simples, portanto, os melhores é que ganham jogos, essa teoria de dizer que é a equipa não passa de uma treta. O que a equipa faz, objectivamente, é dar condições para as individualidades desbloquearem os resultados. Simples.
O Sporting já não tem tempo para isso, esta equipa, este ano, não vai proporcionar grandes oportunidades a Wolfswinkel, Carrillo, Capel e Cª. Resta o quê, então? O 'reunir das tropas' o tradicional 'antes quebrar que torcer', o 'cerrar de dentes' o... (inclui aqui o jargão futebolístico à tua escolha). E ninguém melhor do que Sá Pinto para o fazer. Se ele falhar nesse capítulo é sinal que o Sporting já não tem o que é preciso para dar a volta ao texto (olha o jargão outra vez). Compreendo as dúvidas já manifestadas por muitos, relativo à capacidade técnica para orientar a equipa. Na verdade, e em rigor, ninguém pode dizer que Sá Pinto está ou não preparado nesse capítulo, mas isso é irrelevante neste momento.
E para 2012/2013? Isso será o desafio maior para Sá Pinto. Demonstrar que mais do que boa solução para o momento, é também a melhor escolha para o futuro. Se é a solução para o futuro sinceramente não sei, mas soube tão bem ouvir:
«Este é o meu Clube»
Mister,
ResponderEliminarPara além de cerrar os dentes e comandar tropas, ele é de facto muito bom - mente, ideias, plano, visão. Tecnicamente uma escolha perfeita, ou quase perfeita (considerando que perfeição numa escala humana seria o Guardiola ou 7 ou 8 outros indiscutiveis nomes). Nessa medida, quase-perfeita. Ou muito boa, vá.
Acredita. Demos um passo de gigante.
Espero que sim, MM. Para já acho que esta foi a decisão perfeita. Contudo para iniciar a próxima época o Sá precisa de mostar mais do que vontade.
EliminarÉ o tal plano, visão, ideias. Que tenhas razão.
ps,
ResponderEliminarUm abraço ao DUX onde quer que se encontre, com quem se encontre, de que forma se encontre. E um abraço à tua pessoa claro, porque amigo de DUX meu amigo é. Sempre foi e sempre será, estamos de ora em diante, tu e eu, unidos - laço mais forte que o sangue.
Não somos irmãos, somos mais do que isso.
Com amizade, respeito, Sportinguismo, e muito orgulho.
O DUX convidou-me para aqui escrever, faz meses, muitos meses. Só agora aceitei, tb porque só agora tenho mais tempo. De resto pouco te posso ajudar, ele ficou de colocar aqui um post a apresentar-me. Contudo não o fez, mas não sei porquê. Não sou íntimo dele, mas acredito que assim que ele puder dirá alguma coisa.
EliminarTalvez o encontres pelo blog "Pardalitos do Choupal" onde ele escreveu (mas tb saiu de candeias às avessas, acho eu), foi lá que o conheci.
Ando aqui um pouco às apalpadelas, a escrever sobre futebol, mas a ver tantos e bons posts sobre outras coisas. Mas pronto, bola para frente.
Vai aparecendo e obrigado pela visita.
Com muito orgulho, Sporting para sempre!