Falcao, o poderoso stricker Portista |
Sporting Clube de Braga 1-0 Liverpol
A Vitória histórica. A principal surpresa da jornada, tendo em conta a diferença de potencial entre as duas equipas, mas um resultado justo que abre uma janela de oportunidade para se fazer, ainda mais, história. E na 1ª parte o Braga até poderia ter feito o 2º golo que não escandalizaria ninguém.
CSKA Moskva 0-1 FC Porto
A confirmação de um candidato. Com a Liga Portuguesa ganha de forma fácil e categórica o FC Porto vai certamente concentrar os seus esforços nesta Liga Europa. O jogo era extremamente difícil, defrontava uma boa equipa num terreno difícil, também devido ao piso e à neve, mas prova foi superada de forma estóica. O grande golo de Guarín, feliz de quem tem com 12º jogador um jogador deste calibre, coloca o FC Porto no rumo dos quartos-de-finais. Mas nunca fiando porque os Russos são mesmo difíceis de ultrapassar...
SL Benfica 2-1 PSG
O choradinho. No jogo que se esperava mais fácil, o PSG, como se sabe está numa 2ª/3ª linha do futebol europeu, acabou por se revelar aquele em que se registou o resultado menos positivo. O PSG até começou melhor marcou 1 golo, poderia facilmente ter marcado outro num lance em que a bola bateu no poste, e num outro lance Roberto deteve o remate perigoso. Isto na 1ª parte, porque na 2ª o Benfica tomou conta das operações e acabou por justificar o resultado, periclitante, perante uma equipa de igual valia. Ainda assim é uma vitória, mas o golo sofrido poderá ser determinante para apurar o vencedor da eliminatória. Realce para Sidnei que fez um jogo medonho, penso que aí haverá que encontrar uma outra solução. Será Jardel o homem que se segue? Jorge Jesus no final do jogo não se conteve e apontou o dedo ao árbitro para justificar a exibição menos conseguida da sua equipa. Aqui nada de novo.
Finalizando, seria apoteótico ver 3 equipas portuguesas apuradas para os quartos-de-final. É difícil, o Braga tem uma tarefa titânica pela frente, mas o FC Porto e o SL Benfica têm tudo para passar.
Por curiosidade deixo aqui o contributo de cada clube português dos últimos cinco anos, que nos colocam em 6º lugar do Ranking da UEFA:
F.C. Porto: 13,019 (28,4%)
Benfica: 11,336 (24,7%)
Sporting: 10,241 (22,4%)
Sp. Braga: 8,067 (17,6%)
Nacional: 0,916 (2,0%)
Marítimo: 0,800 (1,7%)
U. Leiria: 0,500 (1,1%)
P. Ferreira: 0,393 (0,9%)
V. Setúbal: 0,309 (0,7%)
V. Guimarães: 0,214 (0,5%)
Muito importante estas três vitórias, na consolidação do 6º lugar do Ranking, na disputa com a Rússia.
ResponderEliminarA pontuação alcançada por Portugal, já bateu o máximo conseguido anteriormente em, 2,250 pontos, notável. Por outro lado, Portugal tem 3 equipas na competição, que dividem os pontos, por 5 equipas, as que participaram no início das competições.
A Rússia tem também 3 equipas em competição, mas, dividem os pontos por 6.
Mais, as equipas portuguesas, fizeram ontem um pleno, ai contrário dos russos, que tiveram duas derrotas (Zenit e Cska), enquanto que o Shaktar venceu o Ajax.Zenite levou 3 a 0 e CSKA 1 a 0, pelo que ambas as equipas poderão ter chegado ao fim da linha, o que será bom para Portugal.
Actual pontuação: Portugal 6º lugar com 13,000, Rússia 7º com 10,083 pontos.
Penso que as 3 equipas têm possibilidades de passar aos 1/4 de final. É certo que o Braga tem um osso difícil de roer, no entanto esta época, nas provas europeias, o Liverpool, não marcau mais de 1 golo por jogo e, acreditando que o Braga tem condições para marcar em Anfield Road, donde, dá para ter uma esperança.
Quanto ao FC Porto e ao slb, tem todas aa condições para fazer um brilharete, nunca fiando...
Abraço
PS: Desta vez, os Calimeros tem razão de queixa do árbitro.
PRT1893, um excelente complemento, o teu comentário. Acho que o 6º lugar do Ranking será nosso.
ResponderEliminarSabes qual o mal de estar sempre com o choradinho? Um dia tem mesmo razão e ninguém quer saber. É o caso...