Ser-se adepto do Sporting, é mais do que uma escolha, é mais do que o querer vencer, é mais do que o sentir e vibrar por um clube. Ser-se adepto do Sporting é uma forma de estar na vida, é algo que emana de nós e que aos olhos dos outros resplandece, é ter-se classe mesmo quando se vem de origens humildes. É ter alma, ser justo, é ser excelente. É ter carácter.
Contudo estou preocupado com esta identificação, com esta personificação humana, comummente reconhecida, que pode muito bem estar em risco de desaparecer. Em muitos blogs Sportinguistas surgiu uma nova forma de sentir o clube e explanar o Sportinguismo. A moda agora é... dizer mal de tudo e de todos ao serviço do Sporting. O raciocínio é simples, ou simplório: o adepto Sportinguista da actualidade julga-se numa condição tão superior a tudo e todos, inclusive ao clube que lhe serve de mote.
É estranho? Pois é, mas nalgumas cabeças faz sentido criticar tudo e todos para se salvaguardarem de eventuais desaires. Ao mesmo tempo é estúpido. É estúpido ser-se adepto de um clube, e não estamos a falar de um qualquer clube (link 1 e link 2), usar o mesmo para elevar a sua condição individual, e, mesmo assim, criticá-lo na sua forma mais elementar, para se salvaguardar a si próprio.
Adeptos assim não deviam de existir. Ou serem castigados, por exemplo, obriga-los a serem sócios do Porto ou do Benfica, por um dia, para saberem o que custa não ser Sportinguista.
segunda-feira, 5 de março de 2012
O adepto Sportinguista. Mudança de paradigma?
Publicada por
Luciano Silva
horas
17:39:00
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Etiquetas:
Crónicas,
Orgulho Sportinguista,
Sporting
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Procurar na Bancada de Imprensa
Pesquisa personalizada
Etiquetas
Absurdos
Academia do Olimpo
Académica
Ao Sábado
Arbitragem
Artes e espectáculos
Atletismo
Bancada de Imprensa
Batota
Benfica
Braga
Choradinho encarnado
Ciência
coisas +/- gayzolas
Corrupção
Cromos
Crónicas
Cultura
Curiosidades
Desporto
DUX_XXI Playlist
Espanha
Estado de Alma
EUA
Fórmula 1
Fotografia
França
Futebol Internacional
Génios e quase génios
Greetings from TM
História
Humor
Imagens do dia
Indignações
Jornaleiros
Lazer
Lifestyle
Liga dos Campeões
Liga Europa
Liga Portuguesa
Literatura
Living in New York
Música
Orgulho Sportinguista
Palavra do dia
Pensamentos e Reflexões
Pessoal
Política
Porto
Religião
Saúde e bem-estar
Sensualidades
Serviço Público
Sociedade
Sporting
Sunday Morning
Taça da Liga
Táctica
Tecnologia e Informática
Totobola
Treinadores
Viagens
Violência
Treinador,
ResponderEliminarE fora do que interessa ao Sporting porque felizmente está acima de tudo isto; ao que nos respeita, e só a isso, tu, eu, qualquer outro e todos que por aqui andamos:
Essa mudança é tão notória, está tão enraizada e é percebida como sendo tão "natural" que faz alguns outros sentir-se mal por chamar a atenção para os erros e perigos da conduta.
Ninguém acha mal ou vê problema em chamar-se "filho da puta" ao presidente do Sporting publicamente - porque é um blogue é uma coisa pública, e ninguém acha mal que se chame ao Eusébio, por exemplo, "preto de merda".
O mau é irmos contra esta corrente de pintelhos inúteis sem nada para acrescentar quando isso ainda por cima faz-nos, a mim pelo menos, sentir mal. Porque ao fim de contas sinto que estou a ir contra os meus. Não existe decoro nem vergonha, sinais dos tempos, e sinais também das merdinhas de gentes que o mundo anda a produzir porque um teclado é um sítio óptimo para descarregar frustrações.
Exacto MM, o Sporting está acima disso tudo. Mas nós, adeptos de um clube ímpar e diferente dos outros temos a obrigação, moral até, de explicar aos nossos correlegionários o que é "ser-se Sportinguista". Aos pintelhos inúteis de que falas, e ele há tantos, mesmo entre portas, deveríamos de os desprezar, mas a tentação de os chamar à razão é tanta que eu não resisto.
EliminarE sim, o teclado é um sítio óptimo para os frustrados se revelarem.
PS: obrigado por aqui vires. O DUX já me tinha dito que eras um dos grandes e até tinhas um óptimo blog. Fui lá dar uma vista de olhos e só me demorei umas 2h. Que grande blog tens, amigo! Força nisso.
Verdade Treinador, até porque são - na blogoesfera - a maioria, infelizmente, e se pensarmos na influência que têm sobre (quem sabe) milhares de pessoas que diariamente os lê, é uma pena.
ResponderEliminarOlha antigamente no Sporting se quisessemos tomar contacto com o verdadeiro Sporting não sei se haveria forma, mas por vezes passo os olhos por edições muito antigas do jornal do clube e vejo coisas verdadeiramente arrepiantes: textos, depoimentos, coisas escritas por gente de uma lisura e elegância fenomenais, tais gentes em vias de extinção que há 40 ou 50 anos faziam em Portugal parte de organizações como o Sporting e outras. Imagino se essas pessoas existissem, ainda, hoje - com toda a facilidade que existe em chegar ao público; os blogues são uma forma perfeita para fazer isso mesmo.
Hoje, existem as possibilidades.
Mas faltam as pessoas, o conteúdo.
O Sporting perde muito com isso.
É uma pena. E claro pouca gente se interessa por qualidade, algo que há muito tempo lembro falar por mail ao DUX XXI. Coisas que estão à vista.
Um abraço grande, e boa sorte (a ti, nós, todos, Sporting) no jogo com o MC depois de amanhã. Espero que seja um grande jogo e que consigamos adiar a decisão para Manchester. Nunca se sabe, tratando-se de futebol.
Artur Agostinho (enquanto pôde), Moniz Pereira, muitos excelentes ex-dirigentes / senadores que o clube teve e são ainda vivos, a quantidade imensa de atletas (da qual a grande maioria é Sportinguista) que ganharam literalmente tudo para o clube ...
ResponderEliminarEsses é que deviam falar para o público. Deviam eles, quem sabe, governar o Sporting ... onde andam? Não os vemos. Vemos trampa, vemos isso. Ao nível do que nos é transmitido, falado, ao nível do que lemos, ao nível da cultura Sporting que consumimos. Temos nós de andar à procura e alimentarmo-nos pela nossa vontade. Quem a tem, claro. Treinador, estranhamente, ou talvez não, foi quando me afastei do Sporting que melhor passei a conhecê-lo.
Treinador, sabes do DUX? (Ele anda por aqui?)
ResponderEliminarNão sei MM, recentemente também tentei falar com ele. Vale lembrar que só o conheço "virtualmente", embora tenhamos, ambos, estudado em Coimbra. Sei que ele estava em Espanha, e que tinha assuntos urgentes por resolver.
ResponderEliminarFoi o que ele me disse, quando eu aceitei o convite para aqui escrever. Nada mais sei, mas já lá vão um par de meses.
Tenta o email, pode ser que te responda.
O que precisava era o e-mail, podes passar-mo?
ResponderEliminarJá tive, entretanto "perdi-o".
Queria oferecer-lhe uma bonita página do Telegraph sobre o seu Athletic, a propósito do jogo com o M. United. Fotografei-a e queria dar-lhe para guardar como recordação.
ps,
AAC vence no Dragão. Semana em cheio para o DUX, vitória em Old Trafford e para já vitória parcial para o campeonato. Daqui a 2 meses, porém, não há nada para ninguém: Sporting 5 - 1 AA Coimbra e Taça para Alvalade, com hat-trick de Ouatarra. Para a AAC marca Abazaj. Lembras-te do Abazaj? O Bósnio mais poderoso de todos os tempos. Era muito bom jogador.
O email é bancadadeimprensa@gmail.com. Também lhe enviei um email e continuo à espera...
Eliminar