Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sá Pinto. Na hora certa, no clube certo.

O fim da linha para Domingos era inevitável. Os últimos contornos da história do seu despedimento (não sou jurista mas vejo aqui justa causa), apressaram a sua saída e ditaram o reencontro de Sá Pinto com os Seniores do Sporting. E muito bem.

Eu explico.

Com o pouco que falta para terminar a época era impossível que alguém colocasse aquela equipa a jogar futebol. Por absurdo, se fosse contratado o Guardiola, o Ferguson, ou o Mourinho nenhum deles iria fazer o 'milagre' de por estes jogadores a jogar futebol. Eu diria mais, esse milagre nem Jesus o faria!

Sabe-se que (se não sabem deveriam) qualquer equipa de futebol (e não só, e não só...) deve potenciar as suas individualidades, aqueles que fazem as diferenças para melhor, que ajudam a decidir jogos, mas sempre enquadrados no objectivo colectivo: Vencer. É muito simples, portanto, os melhores é que ganham jogos, essa teoria de dizer que é a equipa não passa de uma treta. O que a equipa faz, objectivamente, é dar condições para as individualidades desbloquearem os resultados. Simples.

O Sporting já não tem tempo para isso, esta equipa, este ano, não vai proporcionar grandes oportunidades a Wolfswinkel, Carrillo, Capel e Cª. Resta o quê, então? O 'reunir das tropas' o tradicional 'antes quebrar que torcer', o 'cerrar de dentes' o... (inclui aqui o jargão futebolístico à tua escolha). E ninguém melhor do que Sá Pinto para o fazer. Se ele falhar nesse capítulo é sinal que o Sporting já não tem o que é preciso para dar a volta ao texto (olha o jargão outra vez). Compreendo as dúvidas já manifestadas por muitos, relativo à capacidade técnica para orientar a equipa. Na verdade, e em rigor, ninguém pode dizer que Sá Pinto está ou não preparado nesse capítulo, mas isso é irrelevante neste momento.

E para 2012/2013? Isso será o desafio maior para Sá Pinto. Demonstrar que mais do que boa solução para o momento, é também a melhor escolha para o futuro. Se é a solução para o futuro sinceramente não sei, mas soube tão bem ouvir:
«Este é o meu Clube»

4 comentários:

  1. Mister,

    Para além de cerrar os dentes e comandar tropas, ele é de facto muito bom - mente, ideias, plano, visão. Tecnicamente uma escolha perfeita, ou quase perfeita (considerando que perfeição numa escala humana seria o Guardiola ou 7 ou 8 outros indiscutiveis nomes). Nessa medida, quase-perfeita. Ou muito boa, vá.

    Acredita. Demos um passo de gigante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, MM. Para já acho que esta foi a decisão perfeita. Contudo para iniciar a próxima época o Sá precisa de mostar mais do que vontade.

      É o tal plano, visão, ideias. Que tenhas razão.

      Eliminar
  2. ps,
    Um abraço ao DUX onde quer que se encontre, com quem se encontre, de que forma se encontre. E um abraço à tua pessoa claro, porque amigo de DUX meu amigo é. Sempre foi e sempre será, estamos de ora em diante, tu e eu, unidos - laço mais forte que o sangue.

    Não somos irmãos, somos mais do que isso.
    Com amizade, respeito, Sportinguismo, e muito orgulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O DUX convidou-me para aqui escrever, faz meses, muitos meses. Só agora aceitei, tb porque só agora tenho mais tempo. De resto pouco te posso ajudar, ele ficou de colocar aqui um post a apresentar-me. Contudo não o fez, mas não sei porquê. Não sou íntimo dele, mas acredito que assim que ele puder dirá alguma coisa.

      Talvez o encontres pelo blog "Pardalitos do Choupal" onde ele escreveu (mas tb saiu de candeias às avessas, acho eu), foi lá que o conheci.

      Ando aqui um pouco às apalpadelas, a escrever sobre futebol, mas a ver tantos e bons posts sobre outras coisas. Mas pronto, bola para frente.

      Vai aparecendo e obrigado pela visita.

      Com muito orgulho, Sporting para sempre!

      Eliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner