Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

General Nguyen Ngoc Loan executing a Viet Cong prisoner in Saigon

Photograph by Edward T. Adams

Nguyen Ngoc Loan executa o Capitão Viet Cong Nguyen Van Lem: 01 de fevereiro de 1968. Esta foto da Associated Press, ganhou um prêmio Pulitzer em 1969 pelo seu fotógrafo Eddie Adams. Também foi realizado uma película deste evento, mas devido à natureza mais gráfica do filme, a fotografia é bem mais conhecida.

5 comentários:

  1. Aqui há uns meses atrás vi uma reportagem sobre o general que dá o tiro, e o homem viveu com esse estigma até ao fim da vida. As pessoas ao verem a imagem ficam chocadas, pois claro, mas deveriam ficar também pelo facto de ser em ambiente de guerra, e a guerra não serve o interesse de ninguém que nela participa. Só serve os interesses dos que a mandam fazer. Por isso, esta foi uma decisão de guerra, e deve ser respeitada como tal. Agora não consigo precisar nem onde vi, creio que TV, nem canal, nem tipo de programa, se foi o 60 minutos, se quê, e não me lembro exactamente o que se passou depois, mas sei que o homem viveu nos Estados Unidos, ou num restaurante, ou barbearia, assim uma coisa, e que ainda assim foi difícil lidar com o facto de ser conhecido por isto. Creio que foi restaurante. É pena não ter visto o programa há menos tempo, pois seria uma discussão bem mais interessante do que este papagaiar que estou para aqui a fazer...

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Márcio, obrigado pelo contributo. Mesmo com algumas dúvidas acrescentaste algo que não sabia... Acredito que o homem que deu o tiro (nguyen ngoc loan) tenha sentido um profundo arrependimento mas, mesmo em guerra, há coisas que não são admissíveis. E um assassinato/execução estão nesta lista de coisas que nunca se deve admitir.

    Será que o tipo foi julgado por crimes de guerra? Fiquei curioso e vou investigar, mas se alguém souber que diga...

    ResponderEliminar
  3. Olá de novo. Olha que o caso, apesar de ser passível de crítica, matar, não creio que seja como parece ser. A ideia é que este homem, o que foi morto, não era inocente, e era algo do género de ser morto a seguir por lhe terem uma raiva, tipo uma multidão furiosa, e ele aqui evitou com esta situação, ao que percebi, males maiores. E estavam em guerra. Não foi passar por alguém na rua e matar. Há uma história por trás disto. Até por isso as imagens por si só não servem como prova em tribunal, imagens destas, pois não se vê a envolvência. Estas e vídeo, e por cá as famosas escutas, não servem por não haver compreensão da motivação e situação base em que tal coisa que tal se deu.
    Sei lá, vou também pesqwikisicar e depois se souber ou me lembrar de algo mais apito!

    Abraço

    Márcio Guerra

    P.s.- Não sei se viste, mas mandei-te um mail mais pessoal. Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Wikipédia em Português:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Nguyen_Ngoc_Loan

    Wikipedia em Inglês:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Nguy%E1%BB%85n_Ng%E1%BB%8Dc_Loan

    É como eu dizia, não conta a história toda.

    Abraço

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  5. Destaco este pedaço da página inglesa da Wikipedia, palavras do fotógrafo, Eddie Adams,

    «The general killed the Viet Cong; I killed the general with my camera. Still photographs are the most powerful weapon in the world. People believe them, but photographs do lie, even without manipulation. They are only half-truths ... What the photograph didn't say was, 'What would you do if you were the general at that time and place on that hot day, and you caught the so-called bad guy after he blew away one, two or three American soldiers?»

    E a finalização, já sem ser na voz de Adams, mas sobre o que ele fez mais tarde:

    «Adams later apologized in person to General Loan and his family for the damage it did to his reputation. When General Loan died of cancer in his new home of Virginia, Adams praised him: "The guy was a hero. America should be crying. I just hate to see him go this way, without people knowing anything about him."»

    Penso que já ajuda um pouco à discussão, e seria interessante realmente se alguém soubesse algo mais para contribuir para a conversa...

    Abraço

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner