Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

O adepto Sportinguista. Mudança de paradigma?

Ser-se adepto do Sporting, é mais do que uma escolha, é mais do que o querer vencer, é mais do que o sentir e vibrar por um clube. Ser-se adepto do Sporting é uma forma de estar na vida, é algo que emana de nós e que aos olhos dos outros resplandece, é ter-se classe mesmo quando se vem de origens humildes. É ter alma, ser justo, é ser excelente. É ter carácter.

Contudo estou preocupado com esta identificação, com esta personificação humana, comummente reconhecida, que pode muito bem estar em risco de desaparecer. Em muitos blogs Sportinguistas surgiu uma nova forma de sentir o clube e explanar o Sportinguismo. A moda agora é... dizer mal de tudo e de todos ao serviço do Sporting. O raciocínio é simples, ou simplório: o adepto Sportinguista da actualidade julga-se numa condição tão superior a tudo e todos, inclusive ao clube que lhe serve de mote. 

É estranho? Pois é, mas nalgumas cabeças faz sentido criticar tudo e todos para se salvaguardarem de eventuais desaires. Ao mesmo tempo é estúpido. É estúpido ser-se adepto de um clube, e não estamos a falar de um qualquer clube (link 1 e link 2), usar o mesmo para elevar a sua condição individual, e, mesmo assim, criticá-lo na sua forma mais elementar, para se salvaguardar a si próprio.

Adeptos assim não deviam de existir. Ou serem castigados, por exemplo, obriga-los a serem sócios do Porto ou do Benfica, por um dia, para saberem o que custa não ser Sportinguista.

8 comentários:

  1. Treinador,

    E fora do que interessa ao Sporting porque felizmente está acima de tudo isto; ao que nos respeita, e só a isso, tu, eu, qualquer outro e todos que por aqui andamos:
    Essa mudança é tão notória, está tão enraizada e é percebida como sendo tão "natural" que faz alguns outros sentir-se mal por chamar a atenção para os erros e perigos da conduta.
    Ninguém acha mal ou vê problema em chamar-se "filho da puta" ao presidente do Sporting publicamente - porque é um blogue é uma coisa pública, e ninguém acha mal que se chame ao Eusébio, por exemplo, "preto de merda".
    O mau é irmos contra esta corrente de pintelhos inúteis sem nada para acrescentar quando isso ainda por cima faz-nos, a mim pelo menos, sentir mal. Porque ao fim de contas sinto que estou a ir contra os meus. Não existe decoro nem vergonha, sinais dos tempos, e sinais também das merdinhas de gentes que o mundo anda a produzir porque um teclado é um sítio óptimo para descarregar frustrações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto MM, o Sporting está acima disso tudo. Mas nós, adeptos de um clube ímpar e diferente dos outros temos a obrigação, moral até, de explicar aos nossos correlegionários o que é "ser-se Sportinguista". Aos pintelhos inúteis de que falas, e ele há tantos, mesmo entre portas, deveríamos de os desprezar, mas a tentação de os chamar à razão é tanta que eu não resisto.

      E sim, o teclado é um sítio óptimo para os frustrados se revelarem.

      PS: obrigado por aqui vires. O DUX já me tinha dito que eras um dos grandes e até tinhas um óptimo blog. Fui lá dar uma vista de olhos e só me demorei umas 2h. Que grande blog tens, amigo! Força nisso.

      Eliminar
  2. Verdade Treinador, até porque são - na blogoesfera - a maioria, infelizmente, e se pensarmos na influência que têm sobre (quem sabe) milhares de pessoas que diariamente os lê, é uma pena.

    Olha antigamente no Sporting se quisessemos tomar contacto com o verdadeiro Sporting não sei se haveria forma, mas por vezes passo os olhos por edições muito antigas do jornal do clube e vejo coisas verdadeiramente arrepiantes: textos, depoimentos, coisas escritas por gente de uma lisura e elegância fenomenais, tais gentes em vias de extinção que há 40 ou 50 anos faziam em Portugal parte de organizações como o Sporting e outras. Imagino se essas pessoas existissem, ainda, hoje - com toda a facilidade que existe em chegar ao público; os blogues são uma forma perfeita para fazer isso mesmo.

    Hoje, existem as possibilidades.
    Mas faltam as pessoas, o conteúdo.
    O Sporting perde muito com isso.
    É uma pena. E claro pouca gente se interessa por qualidade, algo que há muito tempo lembro falar por mail ao DUX XXI. Coisas que estão à vista.

    Um abraço grande, e boa sorte (a ti, nós, todos, Sporting) no jogo com o MC depois de amanhã. Espero que seja um grande jogo e que consigamos adiar a decisão para Manchester. Nunca se sabe, tratando-se de futebol.

    ResponderEliminar
  3. Artur Agostinho (enquanto pôde), Moniz Pereira, muitos excelentes ex-dirigentes / senadores que o clube teve e são ainda vivos, a quantidade imensa de atletas (da qual a grande maioria é Sportinguista) que ganharam literalmente tudo para o clube ...

    Esses é que deviam falar para o público. Deviam eles, quem sabe, governar o Sporting ... onde andam? Não os vemos. Vemos trampa, vemos isso. Ao nível do que nos é transmitido, falado, ao nível do que lemos, ao nível da cultura Sporting que consumimos. Temos nós de andar à procura e alimentarmo-nos pela nossa vontade. Quem a tem, claro. Treinador, estranhamente, ou talvez não, foi quando me afastei do Sporting que melhor passei a conhecê-lo.

    ResponderEliminar
  4. Treinador, sabes do DUX? (Ele anda por aqui?)

    ResponderEliminar
  5. Não sei MM, recentemente também tentei falar com ele. Vale lembrar que só o conheço "virtualmente", embora tenhamos, ambos, estudado em Coimbra. Sei que ele estava em Espanha, e que tinha assuntos urgentes por resolver.

    Foi o que ele me disse, quando eu aceitei o convite para aqui escrever. Nada mais sei, mas já lá vão um par de meses.

    Tenta o email, pode ser que te responda.

    ResponderEliminar
  6. O que precisava era o e-mail, podes passar-mo?
    Já tive, entretanto "perdi-o".

    Queria oferecer-lhe uma bonita página do Telegraph sobre o seu Athletic, a propósito do jogo com o M. United. Fotografei-a e queria dar-lhe para guardar como recordação.

    ps,
    AAC vence no Dragão. Semana em cheio para o DUX, vitória em Old Trafford e para já vitória parcial para o campeonato. Daqui a 2 meses, porém, não há nada para ninguém: Sporting 5 - 1 AA Coimbra e Taça para Alvalade, com hat-trick de Ouatarra. Para a AAC marca Abazaj. Lembras-te do Abazaj? O Bósnio mais poderoso de todos os tempos. Era muito bom jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O email é bancadadeimprensa@gmail.com. Também lhe enviei um email e continuo à espera...

      Eliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner