Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

FC Porto verga o SL Benfica. Outra vez.

Benfica ajoelha-se à passagem do FC Porto
FC Porto. Eu tinha dito neste post, FC Porto numa luta fraticida, e uma pequena inconfidência, que o FCP estava a preparar esta meia-final como se de uma final se tratasse. E não me enganei, ou melhor, a minha "fonte" tinha-me avisado que "ainda vou à Luz estragar a festa"... Então parabéns pá, és grande. E a verdade é que foi inteiramente merecido, verdadeiramente alucinante, aquela 2ª parte, que distingue os verdadeiros campeões em campo, e os que primam pela bazófia. Os que partem para cima do adversário com vontade de ganhar e os que se encolhem, borrados de medo, com a impressionante atitude do adversário. O jogo foi ganho neste pormenor, na atitude. Uns tiveram-na, os outros não.

SL Benfica. Este era um daqueles jogos que não se poderia perder, mas a acontecer que não se comprometesse a eliminatória. Afinal nem uma coisa nem outra. E se há mérito indiscutível do FC Porto, que é muito mais equipa que o Benfica como se demonstra pelo parcial de 12-4 em jogos esta época, há também que olhar para dentro para tentar explicar esta derrota. Os jogadores Benfiquistas jogaram como se fossem um clube do meio da tabela que recebe um grande. Quase toda a equipa atrás da linha da bola, à espreita de um contra-ataque ou de uma falha do adversário, ou até de um ressalto. Se às vezes resulta, como se viu no jogo da 1ª mão, o mais natural é que o clube "grande" [FC Porto] depois de abrir o marcador vá por ali a diante e amplie o resultado, ao passo que o clube "pequeno" [SL Benfica] fica logo manietado porque a estratégia de defender o resultado ruiu, como um castelo de cartas.

E foi assim que aconteceu. O FC Porto jogou como um grande e o SL Benfica como um pequeno.


PS(1): Já sei que vão chover críticas dos encarnados, por isso recomendo a leitura deste artigo do "meu amigo" Marco do Bitaites, um verdadeiro Benfiquista.

PS(2): Já havia adeptos a organizarem a romaria ao Jamor, como se não houvesse um jogo ainda por disputar, um conselho. Para a próxima sejam mais humildes e trabalhem mais, deixem-se de basófias. A próxima é já daqui a nada e são os mesmos que dizem que a meia-final da Liga Europa é somente uma escala para Dublin...

PS(3): Na altura do 1º golo estava a ver a BenficaTV, porquê? Porque dali saem sempre grandes pérolas. E novamente não me senti defraudado. Moutinho marca o 1º golo portista e o narrador do jogo diz: «Golo do Porto... é impressionante... Moutinho é mais do Porto do que alguma vez foi do Sporting». Cá está o complexo de inferioridade encarnado a funcionar. A levar na pá em casa do rival, com a eliminatória por um fio e o que pensa este lampião? "Ah e tal e o Sporting, que não vale nada. Nós somos melhores do que o Sporting..." Pensamento pequenino, que é repetido por essa blogosfera fora (basta ver os blogs benfiquistas de hoje...) e que "guindou" o SL Benfica para a posição em que actualmente se encontra.

PS(4): "¡Así, así, así gana el Madrid!" Ainda não estou bem refeito, da derrota de 0-3, que os blancos nos infligiram em San Mamés. E confesso que também não gostei muito desta vitória na final da Copa del Rey. O Real Madrid pratica um tipo de futebol que não aprecio. Fica aqui o lamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner