Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Himenoplastia

Possivelmente haverá hoje pessoas a pensarem nisso. Falo de bola, do jogo de ontem e da forma categórica como o FC Porto venceu o SL Benfica. A única equipa que tinha um mínimo de argumentos para levar de vencida este FC Porto de Villas-Boas. E como se viu esses mínimos foram insuficientes em todos os capítulos: O FC Porto tem o melhor ataque, a melhor defesa, o melhor marcador, o jogador com mais assistências, a melhor série de jogos sem perder, mais jogos sem sofrer golos, a melhor série de vitórias, 16 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o melhor jogador (Hulk) e o melhor treinador.

Sobre este último, conheci Villas-Boas quando este treinava a Briosa [Associação Académica de Coimbra] e fiquei deveras impressionado com a forma lúcida como enfrentava os problemas e, principalmente, como sabia das fraquezas da equipa e as tentava disfarçar com os parcos recursos à disposição. O facto de ser jovem, pouco mais novo do que eu, impressionou-me só no início, porque no final o que conta é a competência. O pouco que acompanhei, e foi só mesmo o início, quando por motivos profissionais efectuei um parecer sobre uma questão médica de um atleta, foi deveras revelador do que por aí se avizinhava. Durante esse ano tive acesso a inside-information que apontava para um tipo verdadeiramente diferente. Jovem, com vontade de vencer, com a astúcia de uma escola (a de Mourinho) com uma personalidade forte e vincada, uma enorme paixão pelo jogo, e uma inteligência que ia para além do próprio jogo. O que, parecendo que não, acaba por ser relevante para a actividade.

Felizmente AVB triunfou pelos seus próprios meios, e os do clube evidentemente, e não colhem as teorias da conspiração. Falo de árbitros. Como no ano transacto dei os parabéns ao SL Benfica pela excelente campanha no campeonato, este ano faço o mesmo ao FC Porto pelo magnífico desempenho, que ameaça ser um dos melhores de sempre na Liga Portuguesa.

O factor Roberto. Jorge Jesus optou sempre por este GR espanhol, mesmo quando a prudência ditava que ele não estava em condições de alinhar de início. Relembro a importância da escolha de um bom Guarda-Redes... Esta teimosia terá sido um dos factores que mais contribuiu negativamente para o desempenho encarnado ser bem mais modesto que a época transacta. Havendo até adeptos que dizem que "Com o Quim na baliza e qualquer amador a treinar este plantel, éramos campeões." Um exagero, obviamente, até porque o FC Porto foi quem venceu o campeonato e não o Benfica que o perdeu, mas que é um facto que Roberto contribui sempre que abriu a capoeira...  

O SL Benfica, ontem, perdeu uma excelente oportunidade para demonstrar que está interessado em manter um espírito de rivalidade, dentro dos normais parâmetros do espectáculo futebolístico. Não me refiro há enorme falta de fairplay demonstrado, refiro-me ao acto criminoso de ter apagado as luzes quando o público estava a sair do Estádio. Felizmente que nada de grave se passou, mas todos sabemos que poderia ter acontecido uma catástrofe se houvesse algum pânico nesse momento. Como certamente não foi o electricista que mandou desligar a iluminação do estádio, impõem-se a abertura de um processo aos responsáveis encarnados. Ou, por sua vez, estes, condenam e demarcam-se de tais atitudes - o que até ao momento não se verificou.


O FC Porto está a realizar uma época demolidora, o Benfica foi somente mais uma vítima desta campanha memorável que tem vários protagonistas. Desde logo AVB, pelas razões citadas e pelo mérito de ter colocado alguns jogadores a jogar a um nível que nunca se tinha visto: Belluschi, Guarín, Sapunaru. Por ter feito de Heltón o melhor Guarda-Redes a actuar em Portugal. De longe, de muito longe. E de ter contibuído para o crescimento de talentos como Hulk - o melhor jogador da Liga - e Falcao. Um ponta de lança como poucos no futebol europeu.Um pequeno senão: João Moutinho. Não sendo um flop, longe disso, não é o jogador que os portistas estariam à espera. E por razões inerentes à própria transferência João Moutinho acaba por ter primazia sobre Belluschi e Guarín quando claramente produz muito menos futebol do que estes. Neste caso, e para variar, o FC Porto foi mais prejudicado que o Sporting. 

João Moutinho, esse, que uma vez mais demonstrou toda a sua classe quando referiu que é portista desde pequenino (ia jurar que ele já tia dito isso sobre o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica). Gostei também de ver as declarações de Silvestre Varela, é sempre bom saber com quem se pode contar, e nada melhor do que cuspir na mão de quem a lhe deu de comer para sabermos com quem lidamos.

Ou muito me engano ou estes ainda vão comer o pão que Baal amassou lá pelas bandas do Dragão.

PS: tenho lido em alguns blogs mensagens do género de "toma Orelhas!" ou "é para aprenderes Orelhas", [ok, não eram assim tão softs] e eu fiquei a pensar, mas porque raio não gostam estes adeptos destas orelhas?!

Clicar para apreciar em ponto (ainda) maior!

6 comentários:

  1. Bom artigo. Concordo obviamente com tudo e é um retrato bem feito da equipa técnica e do clube. Gostei imenso da foto das páginas do jornal (vai me dar jeito).
    Quanto às orelhas... aonde? Não se conseguem ver devido ao "tamanho" da distracção...
    (Obs: isto está a ficar um blog picante em excesso, não?)

    ResponderEliminar
  2. @ArmPauloFer,

    Também concordaste com a parte de João Moutinho? pensei que os adeptos do Porto iriam rebater esta ideia :)

    Blog picante? A verdade é que não tenho tempo para escrever como gostaria, por isso vou colocando aqui algumas pequenas coisas para entreter, se bem que, se repararmos bem as imagens de garotas descascadas não são gratuitas, há sempre uma pequena questão subjacente na frase que coloco. Umas vezes é somente uma mensagem subliminar, mas outras há que são relacionadas com algo que se vive no momento.

    Por ex: os da Maya Angelou, passaram despercebidos não passaram? mas alguém sabe quem é? Qual o seu contributo? Às vezes deixo essa parte para o leitor descobrir, porque acho que o processo de descoberta pode ser iniciado aqui e continuar na web. Tenho preferido assim por falta de tempo, mas parece-me que os posts não são desprovidos de sentido, de todo.

    Mas tens razão, acho que o melhor é colocar aqui uma bolinha vermelha a avisar a malta :)

    ResponderEliminar
  3. Entendo jogadores como o Moutinho ou o Varela. Eles chegam de um clube rival e têm de demonstrar que estão totalmente com o FCP. O Moutinho, o que disse foi algo que já nem se pode levar muito a sério cá, por já ser um cliché futebolístico ("sou do ??? desde pequinino!"). O que mais interessa é contribuir para o clube e não andar somente a viver do ego e vedetismo.
    O Moutinho, tem estado discreto e é dos que muito contribui para a equipa ser e ter sido o que foi esta época.
    Depois ele também tem um momento de catarse pois foi um dos considerado "uma maça podre"... mas que agora é um campeão no FCP logo na 1ª época em que chega!
    Não dá para fazer grandes febres do que ele disse, que se entende.

    ResponderEliminar
  4. O facto de moutinho e varela agora defenderem outras cores não lhes deveria dar motivos para desrespeitar quem já fez muito por eles.

    O futebol neste capítulo é pródigo e não há muito fazer, por muito que tentemos 'educar' um futebolista nunca o conseguiremos. Eles só pensam ni$to. Mas de facto estou curioso para ver o que fará a maçã para sair do Porto.

    ResponderEliminar
  5. @ DUX

    como bem sabes, eles (Varela e Moutinho) estavam a ser irónicos. sinceramente não acredito que venham a comer o «o pão que Baal amassou lá pelas bandas do Dragão», pelo que concordo com o segundo comentário do "ArmPauloFer".

    @ Kmet

    no seguimento das palavras anteriores, duvido que o Moutinho faça de tudo para bazar do FCP - ou pelo menos nos mesmos moldes que o (in)tentou no teu Sporting. não te esqueças que, no FC Porto, é outra "fruta" ;)

    abraços

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

    ResponderEliminar
  6. @ penta1975. Antes qq consideração, parabéns pela vitória no campeonato. Que eu vaticinei desde cedo. Mas tb quem tem um treinador com aquela escola poderia querer mais o quê :p?!

    Para que conste, já disse que Moutinho não me agrada. O carácter, não me agrada. Não é de agora, pensava o meso qd ele estava no Sporting. Um tipo que é capitão de equipa de um clube centenário (até podia ser do Recreativo do Arreganha a Ameixa) tem de se saber comportar.

    Como pessoa é um fiasco, daí a maça podre. Mas comjogador não considero que seja melhor que os outros médios portistas. mas ajudou o Porto a ser campeão, e isso é o que interessa. Para já.

    Vamos lá ver se ele vai arrebitar cachimbo...

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner