Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

O jornalismo desportivo português...

... como se sabe é uma miséria. Quando escrevi o post A violência e o futebol. Os anjos e os demónios não falei no tratamento que notícias iguais merecem referências distintas dos jornais da especialidade. Vejam:


Como podemos constatar, quando o carro do Presidente do FC Porto foi alvo de apedrejamento, no Estoril, os jornais dão conta da notícia numa breve nota. Quando se passou exactamente a mesma coisa, com o Presidente Benfiquista, foi dado um destaque muito superior. Uma leitura desatenta dos factos quase que sugere que esta foi a 1ª vez que tal aconteceu. É este jornalismo miserável, sem isenção, faccioso e instigador que grassa em Portugal. Lamentavelmente.

Ontem à noite a casa do FC Porto em Coimbra foi apedrejada. Por uma questão de coerência os jornais de hoje deveriam dar conta desse facto, certo? Não, errado! Só passaram 24h mas a linha editorial deu de imediato uma cambalhota. Vejam:


Comprova-se, uma vez mais, que a imprensa desportiva portuguesa não é isenta, não cumpre a obrigação de informar - e uma vez que não o faz deveria ser alvo de investigação pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e, em última análise, seria fechada porque não cumpre os requisitos para exercer actividade. O que, aliás, é normal em qualquer actividade.

PS: O Ministro Rui Pereira foi lesto, e muito bem, a condenar a agressão à comitiva Benfiquista. Noutras alturas não se comunicou, mas hoje teria uma óptima oportunidade de se redimir ao condenar o apedrejamento da casa do FC Porto em Coimbra. Até ao momento não o fez, o que acaba por ser sintomático da falta de qualidades destas pessoas em dirigir a nação. Sem querer misturar as coisas, ainda bem que hoje nos vamos ver livres destes tipos. 

2 comentários:

  1. A violência não se justifica em caso nenhum. Só que apontar neste momento os jornais como culpados, só, é pouco. Todos os agentes são culpados, só que uns mais do que outros. É simples. Há 30 anos que PdC fala em «mouros», «norte-sul», etc., etc., Depois, ainda assim, tespostas de indivíduos, seja em sentido figurado ou não, para pegar em armas, etc,. e que as pessoas levam sempre para a violência, é óbvio que o caldo está entornado há muito tempo.
    Agora, sermos anjinhos é que não. Claro que há mal nisso, mas já que falas de violência, tens aí também bolas de golfe, isqueiros, um adepto de barbas a agarrar no cachaço de um bandeirinha, ainda que com razão por termos sido, mais uma vez, roubados em casa, fora-de-jogo transformado em penalty e golo contra nós, claques, do teu clube, a entrarem em campo por causa de um golo do Benfica, a terem que ser parados por um guarda balofo e um futuro ex-presidente do teu clube, e mais tantas coisas que nem sempre se souberam também. Fossem em túneis, fossem onde fossem, com Abeis ou outros ao barulho. Não há inocentes. Há é mais ou menos culpados...

    Disse-o no Lateral-Esquerdo, agora digo-o aqui, para que não haja dúvidas. Lá porque eu não concordo com grande parte das tuas opiniões, sobretudo quando as mesmas abordam o Benfica, deves honrar o convite que aceitaste. Escudares-te na opinião de uma pessoa é fugir às responsabilidades. É fraco. É não ver o problema. Eu não concordo contigo, mas não é de agora. Não concordo contigo já de diversos blogues. Não é uma questão de boa ou má educação. É uma questão de pontos de vista e visão truncada. Lá, no LE, fiz um comentário muito grande.
    Por isso, para terminar, e por respeito ao Dux, se te ofendi com alguma coisa, não foi o meu objectivo, mas por respeito também, continua a respeitar o convite que te foi feito, escrevendo neste blog e não deixando de o fazer «por minha causa».

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caro Márcio Guerra. Não é uma questão de ofensa, tu defendeste um ponto de vista que é o teu e com o qual não concordo em alguns pontos. A principal razão porque deixo de aqui escrever tem outra origem, que passa até por algum exagero nalgumas trocas de galhardetes com uns trolls. Junte-se algumas críticas infundadas recebidas por email e a distância que criei com alguns leitores que aqui eram habituais e acho que o melhor é mesmo arrumar a trouxa e ir pregar para outra freguesia. Acrescente-se que este espaço, este blog, é muito mais do que desporto, já o tinha dito ao DUX. «Vai cair tudo em cima quando só falares de futebol...» Confirma-se.

    Sobre a violência. É óbvio que os principais responsáveis pela mesma são os instigadores. Inclui nesse lote a imprensa e os altos responsáveis dos clubes. Fazem-no de forma velada, mas manipulam-nos, a nós adeptos, de uma forma a que se dê cobertura às suas, deles, vontades.

    Repara que até tu acabas por entrar neste jogo inconscientemente:

    «um adepto de barbas a agarrar no cachaço de um bandeirinha, ainda que com razão por termos sido, mais uma vez, roubados em casa, fora-de-jogo transformado em penalty e golo contra nós»

    Tu achas que havia razão para aquele adepto ter sido violento com o bandeirinha porque o Benfica foi prejudicado. Não sei se te dás conta, mas com essa afirmação estás a concordar com a violência como meio para por cobro às injustiças/roubos dentro das 4 linhas.

    Aí estamos em desacordo, eu defendo que a violência não deve ser solução para nada. Nem a linguagem bélica dos blogs, e com a qual eu pactuei. Por isso peço ao DUX que apague todos os meus vestígios deste blog.

    Não tem nada a ver contigo, que eu sei que até és um tipo que o DUX recomendou de manter o contacto que me fosse possível - como o Manuel o MasterGroove, o berrantedeencarnado e o miguel. As visitas habituais aqui do blog e que eu, de uma forma ou de outra acabei por não fazer. Por essa razão, por ter desvirtuado a sã convivência que aqui havia é que acho que o melhor é terminar a minha participação.

    Não é nada contra ninguém, pelo contrário. É por mim. Eu não sou assim. E se mais não fosse era pelo DUX, que sempre foi impecável comigo.

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner