Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

A despedida

Conheci o DUX_XXI num blog da Académica, já lá vai algum tempo, e desde logo fiquei agradavelmente surpreendido de ver um confesso adepto desse clube, a chamar a atenção ao fanatismo de alguns colegas de blog. Daí a ter começado a ler a Bancada de Imprensa foi um pequeno passo. Um passo bem maior foi ter aceite o convite para cá escrever. O convite era aliciante, o administrador do blog é uma pessoa com quem sempre foi possível conversar tranquilamente, os leitores que por aqui passam, sejam eles do Porto, Benfica ou Sporting sempre souberam manter o nível, mesmo com picardias à mistura. O que não me desagradava de todo. Aceitei o desafio e sempre esperei que outros adeptos de outras cores fizessem o mesmo.

Não o fizeram e acabou-se por chegar a um ponto desagradável de só um ponto de vista, o meu, ter aqui voz. Os trolls apareceram em maior número e os "clientes habituais" desapareceram. Ou seja, o problema está nos artigos que eu publiquei, obviamente. Os insultos por email e nos comentários são mais frequentes. Algo que não é desejável, porque este blog é muito mais do que isto, futebol. Algumas das melhores coisas que já li foram aqui publicadas, e disse isso no momento ao DUX. Este blog não é sobre futebol. Ou melhor, não é só futebol. É muito mais e melhor do que isso.

Já em tempos tive um blog sobre futebol, que acabei por fechar, porque a experiência não foi de todo positiva. O facciosismo em Portugal instalou-se e ficou quase impossível de argumentar o que quer que seja em Portugal. Neste momento está instalado um clima de guerrilha com o qual não me identifico. Por isso, por mim chega. Peço ao DUX que apague todos os artigos e comentários aqui por mim efectuados.

Hoje, quando lia este artigo de um bom blog de futebol [ Lateral Esquerdo ] fiquei um pouco desencantado com este mundo dos blogs. Um (ex)leitor da Bancada de Imprensa interpelou-me de uma forma que eu, sinceramente, não estava à espera. Aí percebi que estava a criar inimizades, onde antes havia crítica construtiva e partilha de opiniões, agora só existia desalento. Não interessa se o que motivou esta nova forma de verem a Bancada de Imprensa foi esta piada ou se foram todos os outros posts. Como não faz parte de mim como pessoa, mesmo não assinando os artigos (ou assinando com uma alcunha), semear discórdia e ódios decidi deixar de aqui escrever.

Tinha um compromisso com o DUX de "segurar" o blog até ao início de Abril. Desculpa amigo, mas não dá. Possivelmente terei feito asneira da grossa, ao aqui publicar textos que não se enquadram com a forma como normalmente vês o mundo. Mesmo este mundo desportivo, onde grassa a intolerância e onde os responsáveis de TODOS os clubes se aproveitam de nós, adeptos, e do nosso amor pelos clubes, para sermos o braço armado das suas, deles, políticas.

Assim sendo, com o fim da minha colaboração, espero que o DUX em breve volte a estas lides e nos brinde com posts bem mais interesstes. Com muita música e fotografia e pontos de vista diferentes, que no final de contas são a essência deste blog. Tanto quanto sei isso acontecerá durante o mês de Abril, resta-nos esperar.

Peço desculpa por eventualmente ter ferido algumas consciências, e um abraço a alguns dos que por aqui passaram, como o leitor PRT1893, que eu suponho ser portista, que produziu alguns óptimos comentários (devias ter um blog).

Um abraço a todos. E obrigado Dr. foi uma honra! 

11 comentários:

  1. Desculpas esfarrapadas, pelo menos no que a mim toca. Não me revejo nessas críticas, pois o que fiz foi falar da pessoa, e precisamente por respeito ao Dux disse para não parares a escrita. E tanto ou tão pouca foi a influência que tens que nunca te havia dito nada aqui. Foi apenas e só pela forma bacoca como defendeste o ponto de vista. Se te achas razoável e justo reverás a posição que tomas. A crítica faz parte do «jogo» e temos que estar abertos a ela, sobretudo se temos comentários abertos no blog. Só por uma vez apaguei comentários nos meus blogs e foi só e só por apenas serem ofensa pessoal sem conteúdo. Ou seja, fazer as coisas em consciência tem destas coisas, deixa-nos bem connosco. Por isso, não é com culpas aos outros que mostras estares bem contigo. Se estivesses não te desculpavas com isso. A mim tanto se me dá, mas com o respeito que tenho pelo Dux, como te disse, é a ele que deverias respeitar ao materes a colaboração. Pareces o Sócrates hoje, não concordam contigo, demites-te, pois parece que é isso que ele hoje vai fazer.
    Tens dois caminhos, ou segues o que dizes, ou respeitas o compromisso que tinhas, e se seguires a primeira via mostras ser mesmo fraquinho e completamente parcial nas opiniões que emites, o que lamento.

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    P.s.- Depois falo contigo, caro Dux, mas as minhas desculpas se fui eu que desencadeei este processo. Não foi, de todo, por mal ou pensando que chegaria a isto, mas parece-me tão só que a incapacidade para lidar com crítica dá nisto. Abraço e mais uma vez desculpas, a ambos.

    ResponderEliminar
  2. @ Kmet

    compreendo a tua decisão, apesar de estar em desacordo com ela.

    por muito que doa a alguns, este espaço é plural e mesmo que, a partir de um certo momento, tenha tido a colaboração de alguém que prima pelos interesses do Sporting CP - neste caso, tu!

    o convite foi endereçado a outros "visitantes" do Bancada de Imprensa afectos a outras cores clubísticas. se eles o recusaram - pois só a tua "verde opinião" (piada fácil) é que prevalece - é um problema deles.

    atacarem-te como um certo e determinado "Bimbo" (a expressão faz parte do nome do blogue) aqui fez - e muito pior no outro blogue, ao ponto de se insurgir em termos que... enfim... - é que não está correcto.

    mas, sabes: o insulto gratuito é sempre o primeiro recurso de quem é básico e primário, e não encontra argumentos que contrariem ideias defendidas pelo Outro e contrárias às suas convicções. infelizmente há muitos "bimbos" por aí. e "adelinos". e "anónimos", então nem te conto - são mais do que as pedras (que também atingiram a viatura do presidente do meu clube e ainda ninguém de clubes rivais ousou condenar).

    isto tudo para te dizer que lastimo que peças a demissão quando deverias era enfrentar aquelas adoráveis criaturas que pensam que falam sobre Futebol mas só encontram argumentos na «fruta», nas «arbitragens», nas «meias-de-leite» e sabe-se lá mais em quê e não conseguem - como tu o fizeste - dar mérito a quem de direito.

    ps: penso que só agora é que comento um post teu. tal não significa que não te tenha lido anteriormente. só que estive em desacordo na maioria das vezes e não quis armar-me em "bimbo" com quem não o merece ;)

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel (penta1975) | Tomo I

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Kemt,
    Se me permites deixa-me dizer o seguinte: também me cruzei com o DUX XXI num dos muitos blogues que existem por aí. Pessoa correcta, educada mas que sobretudo mete muito conteúdo em tudo o que diga. Isto foi há bem pouco tempo Kmet, nem 1 mês se calhar. Eu via o DUX XXI por aí e nem fazia ideia que ele tinha ou era autor de um blogue. Mais, o meu desconhecimento era tanto que sempre pensei que ele seria Sportinguista, sendo o seu nick uma clara alusão ao Directivo.
    Dito isto Kmet, há mais ou menos coisa de 1 mês - e não devia dize-lo mas o DUX XXI não se importará dada a sensível circunstância em que afirmas essa intenção - o DUX XXI contactou-me de forma privada. Trocámos umas palavras, muitos elogios, e elogios esses que - para mim - dobraram 10 ou 20 vezes mais a partir do momento em que pela 1ª vez vim aqui ao seu blogue. Como dizes, aqui, fala-se de muita coisa, mesmo quando não se fala ... Uma foto, uma indicação, uma citação, algo que nos encaminhe para outro artigo, em outros espaços ... tudo isso é muito, dada a qualidade do que ele aqui mete. A partir daí Kmet, tornei-me leitor assíduo do blogue. Umas semanas depois apareceste tu. E o que tu dizes é que desde que apareceste o blogue afastou pessoas e perdeu qualidade. Kmet, não podias estar mais enganado. Não devias fiar-te por esse tipo de "impressões" porque elas nada dizem. Ao receber este teu post no meu e-mail fui ver o tal artigo do Lateral Esquerdo. Já por lá tinha estado mas não naquela fase mais adiantada de comentários que pelos vistos sucederam-se. Aqueles comentários mostram uma coisa apenas Kmet: tu a dares a tua opinião - sem insultar ninguém - e seres insultado em retorno. É aquilo que lá está. Escuta, que este anormal aqui em cima te queira comparar comigo - como faz nos comentários a esse artigo do LE - não é nada que te deva fazer sentir "deslocado". É normal Kmet: tu falas com conteúdo e desse modo, és "punido" por isso. Punido porque quem? Por anormais como o Márcio aqui em cima que é uma das coisas mais ridículas que vagueia pelas caixas de comentários da blogoesfera. E mais Kmet ... que ele te compare comigo só é mais absurdo porque tu és muito melhor do que eu, e mesmo eu - aqui em inferioridade - vejo-o. "As palas", "o facciosismo", Kmet tu tens uma desculpa: tu brincas. E eu quando te leio - e como não sou um completo ignorante - consigo perceber o sentido com que falas. Achas que por receberes reacções negativas de anormais quando brincas deves dar um passo atrás? Não faças isso. O que este anormal aqui em cima não entende é que ele é uma coisa ridícula quando não faz nada por isso. É ridículo porque é. Fala no seu tom normal, sério, tom esse e conteúdo esse no que diz que não tem nada. É zero. Vais confrontar-te com isso? Novamente, não o faças. Confia em mim, ou confia em ti.

    ResponderEliminar
  5. Mas confia em mim - enquanto teu leitor - sobre a capacidade que tens em que se perceba quando é que falas qualquer coisa a sério ou a brincar. Tu tens essa noção de certeza. Conheces-te, não? Achas-te ofensivo ou criador de inimizades, como dizes neste post? Por favor ...
    Olha eu não comento em muitos blogues. Muito poucos em boa verdade: A Norte, Bancada Nova e 4-4-2. Estes 3, de forma substancial. Outros, comento-os de passagem: Lateral Esquerdo e Banco da Mexicana. Outro ainda, muito muito raramente, nem sequer sou leitor assíduo: António Boronha. Portanto 3 blogues onde comento, não é muito. Mas mesmo assim Kmet ... é o suficiente para que o nome "MM" ande aí pela boca de anormais. Curiosamente, sempre associados ao seu clube de merda. Quer queiras quer não ... é daqui que vem o problema. Porque é que o anormal do Márcio diz que bla bla bla? Porque és do Sporting e dizes o que dizes. É só mesmo por isso e tu sabe-lo.
    Eu se me fosse a guiar por isso não comentava nada Kmet, porque o que não falta são para aí reacções e insultos que me dão dirigdos. Marimba-te nessas reacções Kmet e confia que tal situação irá por si conduzir a qualquer sítio positivo ...

    ResponderEliminar
  6. É o que eu faço. embora eu não seja medida para coisa nenhuma. E olha que apesar de parecer meio "isolado", é só mesmo parecença. Da mesma forma que o DUX XXI deu-me a honra de ter um contacto mais ou menos privado consigo, tenho a pura sorte e benção de usufruir dessa honra com mais gente, e gente muito boa, gente que realmente interessa. Ainda ontem tive o prazer de trocar umas mensagens com o António Boronha e o seu filho, a propósito de algo que deixei no seu blogue. E no entanto quem ande por aí em caixas de comentários à primeira vista diz que sou um gajo à toa ou desacompanhado. Kmet, tudo isso são "impressões" só.

    Marimba-te nisso e confia que de entre centenas que existem pelas caixas de comentários de blogues ou em blogues, mais de metade são merda. Termo forte, mas é só mesmo isso que são. Tens de preocupar-te é com as outras. E dessas outras confia que há uma mão-cheia que consegue avaliar-te pela medida certa. E só essas interessam, não por te avaliarem pela medida certa mas sim porque - coincidência das coincidências - é tudo gente que mete valor no que faz. Gente da que interessa, portanto. Uma dessas Kmet, foi o DUX XXI, porque se assim não fosse ele não te convidaria para escreveres no seu blogue. E eu, por exemplo - numa escala mais pequena, ou diferente - não seria teu leitor.

    Vais trocar isso por coisas que um imbecil qualquer diz?
    Não o faças. Eu sei que desgasta mas confia ... faz as tuas coisas, escreve o que tens de escrever. Algum sentido e ordem há-de aparecer, se não for hoje, será amanhã. Mas aparecerá, porque é assim em tudo Kmet.
    Confia nisso ainda que a espaços te sintas mais ou menos isolado. É impressão só.
    Sentes-te, mas não estás.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Imbecil aqui em cima = O Bimbo, leia-se.
    Não tu Penta, porque quando escrevi o comentário ainda não estavam aí os teus.
    Abraço para ti também.

    ResponderEliminar
  8. Citação minha:

    «por respeito ao Dux disse para não parares a escrita.»

    Simples. O que vocês dizem, para ele não parar de escrever, disse eu no Lateral Esquerdo e aqui em dois posts, neste e no anterior.

    Por isso não são mais sérios do que eu.

    @Tomo I ou Miguel. Como o nome Bimbosfera te causa incómodo, e se quiseres saber a origem podes passar no meu blog, como já eu passei algumas vezes no teu, apesar de discordar, obviamente, das tuas opiniões, por isso podes me tratar por Márcio. Ou melhor, nem sequer me tratar de todo, que a conversa não era contigo. Mas tudo bem. Eu também me dirigi ao Kmet, agora dirijo-me a ti, como tu te dirigiste a mim. Sobre a tua perspectiva nas opiniões do Kmet, ainda assim, acho muito curioso, vocês, do Porto, assumirem essa posição, depois de tantos anos a «cagarem» em cima deles, e de nós, já agora, para dominarem o futebol português. E não, não é tudo justificado por «putas». «Putas» são o caminho para chegarem lá, um deles, pelo menos. Os outros são viagens ao Brasil, porrada em jornalistas, guardas pretorianas em visitas à PJ, fugas para Vigo, e, claro, escutas no YouTube. Ou seja, tudo, mas mesmo tudo, serve para serem os primeiros. Note-se que não disse os melhores, disse os primeiros. Em Portugal, em condições iguais, somos os melhores. Em Portugal, para sermos os melhores sempre, temos que ser melhores que 14. Nem sempre conseguimos, até porque por vezes jogamos só com 10... Coisas da vida! Já agora ainda, sabe, e provavelmente até sabe, que PdC foi despedido do clube, na sua primeira passagem, por querer dinheiro para árbitros, ele e o Pedroto, no que deu origem à famosa divisão do plantel, com metade a treinar na mata? Deve saber, claro. Mas se há 30 e tal anos ele já «jogava» assim, porque é que mandando hoje no clube diferente haveria de fazer? Por nada, claro...

    @MM, não é que seja gratuito, mas é mesmo de graça. Tens deficiências nas capacidades cognitivas, só pode, para fazeres certos comentários que fazes no Lateral Esquerdo. Só pode. É que só pode mesmo. Cada um é livre de ser do clube que é, cada um é livre de ter a opinião que tem, mas tu nem tens graça, nem tens razão no que muitas vezes dizes. Foi como daquelas vezes em que te doía dizer/escrever a palavra Benfica e andavas com subterfúgios para o fazer. Recomendo-te também a leitura da origem do nome, por forma a não fazeres mais figuras parvas quando mencionares o meu nick do blog que escrevo.

    Para terminar repito, que não deixes de escrever, Kmet, só porque outros têm opinião diferente da tua. As desculpas usadas são só uma forma de fugir à crítica. Nem que fosse como respeito por quem te lê, tanto mais que de forma pública fui o único a expressar o meu discordar. Como disse o Tomo I, leu-te, mas não comentou qunado discordou, lê o que eu disse exactamente da mesma maneira, nunca comentei por nunca concordar, ou pouco concordar.

    Agora, para os restantes, é-me indiferente que escrevam mais de mim ou não...

    Márcio Guerra, só, para evitar mais complexos nas vossas cabeças.

    ResponderEliminar
  9. Vou parar de aqui colaborar porque não quero fomentar mais problemas do que os que já causei. O blog não é meu, se fosse talvez me soubesse defender melhor. Assim resta-me respirar fundo, ser educado com todos (que na verdade também o são) e dizer que não volto atrás com a palavra. Já comuniquei a desistência ao DUX por email, em 1º lugar antes de aqui o ter feito. Continuo sem resposta mas certamente que é por falta de tempo.

    Agradeço a quem diz para continuar e digo que a desistência não tem relação com o Márcio Guerra da Bimbosfera. Tem em 1º lugar comigo, quando dei conta tinha-me envolvido de tal forma nalgumas discussões noutros blogs (com insultos à mistura) que não me revia nas próprias palavras. Isso mais cedo ou mais tarde aconteceria aqui, e pelo que conheço do DUX não me parece que ele fosse ficar agradado com a situação.

    Se em alguns posts me excedi houve outros que até foram bem elaborados, na minha perspectiva. Parto de consciência tranquila e com a certeza que o DUX saberá dar a volta à situação delicada que eu coloquei aqui o blog.

    Também eu anseio pelos posts que de facto transmitiam conhecimento, que isto de futebol é mais parvoíce nossa do que outra coisa.

    ResponderEliminar
  10. Caro Julián,
    Espero que ponderes a tua decisão, e não a tornes irreversível.
    Quando comecei a visitar este Blog, achei interessante os post aqui divulgados, que para além do futebol, algumas gajas nuas - boas de preferência -, também aborda temas interessantes e diversificados.
    Mais tarde, o Dux, publicou um post, com o título: Reforço de peso. Chama-se "Julián, o Kmet´, e é um Sportinguista empedernido, mas com quem dá para conversar sem problemas", eu sou testemunha disso.
    Mais à frente o Dux diz: "O Julián, o Kmet, sendo Sportinguista naturalmente irá falar mais sobre o seu clube, seria interessante ver aqui as opiniões de um Benfiquista e de um Portista, não queria a Bancada inclinada".
    Uma clara demonstração de pluralidade, coisa pouco vista em outros blogs, onde o desejável confronto de ideias, é respondido com insultos soezes, rasteiros, próprios de adeptos de um clube que é grande, mas não é um grande clube.

    Não será por facto de eles terem 6 milhões de adeptos???, que têm autoridade ou tão pouco legitimidade, para impedir, coarctar ou censurar a livre projecção do Nosso pensamento. Amigo vivemos em democracia, donde, felizmente, não há o delito de opinião.
    Eu li o "Lateral esquerdo", e o que fica implícito nessa coisa, para além de uma linguagem abjecta, é que, quem não é por nós é contra nós, coisa própria do antes 25 Abril.

    Por outro lado, só nos ofende quem nós queremos, não é quem quer.

    Sou de facto um ferrenho adepto do FC Porto,aproveito para agradecer as tuas amáveis palavras, sobre o que por aqui tenho escrito.
    Julián, és civilizado, urbano, tens publicado post e notícias,copm qualidade e prementes.Por isso termino como comecei:Espero que ponderes a tua decisão e não a tornes irreversível, pois isso seria dar importância a que não a tem nem merece.

    PS: Mais logo vou comentar os teus post, "O Jornalismo desportivo português" e "Violência no desporto".

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Julián, o Kmet disse...
    Anónimo,

    se quiseres discutir futebol sem recorrer ao insulto, óptimo. Podemos conversar. De outra forma lamento mas não estou disponível para baixar de nível.

    Pede desculpa e eu respondo.

    Basta uma vez.

    20 DE MARÇO DE 2011 23:00

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner