Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Factos são Factos...

... crónica de Rui Oliveira e Costa
1. O SPORTING é, neste momento, o Clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20.000 troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

2. O SPORTING é o Clube da Europa que tem mais atletas com títulos de Campeão Europeu, Campeão Mundial e medalhas em Jogos Olímpicos. A seguir ao Barcelona, o SPORTING é o Clube europeu com mais atletas olímpicos: 109.

3. O Barcelona tem, atualmente, 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e, o SPORTING tem 22. O SPORTING tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins, 1 em futebol e 1 em andebol.

4. O SPORTING, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes da Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições europeias.

5. O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso «Zé da Europa»).

6. O SPORTING é, atualmente, o único Clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados no Clube e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

7. O jornal SPORTING, (1º número em 31 de Março de 1922), é o mais antigo de todos os clubes do Mundo.

8. O SPORTING tem dois Museus oficiais em Lisboa e Leiria. Em Portugal, atualmente, mais nenhum clube tem Museu.

9. A Academia SPORTING, com certificação internacional, é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. de Lyon e a do Ajax.

10. Em títulos europeus conquistados o SPORTING ainda hoje tem recordes. No atletismo, o SPORTING tem 3 feitos notáveis: é o único clube europeu que, até ao momento, ganhou a taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse, esta por 14 vezes. No hóquei em patins, o SPORTING é, neste momento, o único clube na Europa que ganhou as 3 competições europeias: 1 Taça dos Campeões Europeus, 3 Taças das Taças e uma Taça CERS. No futebol, o SPORTING tem ainda 2 recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel) e o recorde de golos num só jogo – 6 – de Mascarenhas, ambos no jogo da Taça das Taças de 1963/64, frente ao Apoel de Chipre.



A História do SPORTING é assim e não vos vou cansar mais. Este artigo é apologético mas os fatos são indesmentíveis, e nesta conjuntura não tive imaginação para mais.

Rui Oliveira e Costa: Link

5 comentários:

  1. factos são factos, isso é indesmentível.
    e tais factos são motivo de orgulho para os seus adeptos, com certeza.

    porém há também outros factos (actuais) que são inegáveis: se exceptuarmos o futsal e o atletismo, o Sporting já não vence um título nacional em qualquer outra modalidade há dez anos (foi o andebol, em 2000/2001); há cinquenta e nove anos (!!) que o Sporting já não é bi-campeão nacional em futebol (a última vez remonta a 1951/1952 - curiosamente, sendo tetra em 1953/1954); o Sporting já não vence um campeonato nacional de futebol desde 2001/2002.

    em resumo: compreendo que o Rui Oliveira e Costa tente encontrar motivos para continuar a ir ao Estádio de Alvalade. mas efectivamente tais factos - e sem lhes retirar mérito - cheiram um pouco a "mofo". o que a Realidade traduz é que o Sporting já é o terceiro "grande" e o seu Futuro próximo não augura nada de bom (e não me refiro ao próximo encontro para o Campeonato).

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  2. Eu sei o que queria dizer, mas, arrependi-me, e apaguei o que já tinha escrito ao senhor ROC, por ter respeito às pessoas de quem ía fazer a piada...
    O que este senhor é um comentador para... Ficamos assim!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já agora, nem para mais, nem para menos. No link fornecido, é lá mencionado que esta crónica é uma cópia de um email em cadeia que circula por aí, ou seja, plágio, e ainda por cima, há coisas que, sendo factos, são mentiras. Um ano houve em que o Benfica foi campeão, mas, graças às movimentações do antigo regime, os tais que «beneficiavam» o Benfica, foi determinado pelo mesmo que fosse o Sporting representar Portugal nas competições europeias em vez do campeão Benfica... É só coisas bonitas neste país...

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. @Miguel,
    @Márcio,

    Isto são factos. Que devem ser valorizados. Mas é desmentível o declínio que o clube de Alvalade tem vindo a sofrer...

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner