Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Futebol Clube do Porto: A verdadeira máquina de guerra futebolística

E os ecos de um resultado que ficará para a história do futebol português

Passaram-se cinco dias, que coincidência, após a vitória do FC Porto sobre o SL Benfica, tempo suficiente para se fazer um balanço da verdadeira dimensão de um resultado histórico que perdurará na memória de muitos adeptos. Para o bem e para o mal, consoante as perspectivas. E é precisamente aí que quero chegar, como foi digerido e vivido o resultado de 5-0  no clássico FC Porto vs SL Benfica a contar para a 10ª jornada da Liga Zon Sagres. A minha opinião já aqui deixei vincada no artigo "Hulk e os melões. E uma imensa choradeira", mas para me aperceber a verdadeira dimensão, fui analisando alguns artigos da blogosfera. Deixo aqui alguns que eu considero verdadeiramente importantes.

A VITÓRIA: Visão de portistas 

Uma das crónicas que mais prazer me deu de ler, porque foi muito bem elaborada, pode ser encontrada no blog POBO DO NORTE: O POBO MAIS FORTE [Blog nortenho, pouco elitista e muito portista] que escreveu alguns posts sobre o clássico, mas que eu destaco este: "Viscondes sucumbem, galinhas descem na classificação" Pôncio, o autor do post, faz um exercício de comparação entre aquilo que se passou em campo e a crónica publicada no site oficial do Sport Lisboa e Benfica. Crónica essa que parece ter sido escrita por um escriba que vive no espectro órfico que não quer encarar a realidade. Vale bem a pena uma leitura, mesmo para os adeptos Benfiquistas, garantindo umas boas gargalhadas...

O meu amigo cibernético Miguel Lima, do excelente blog portista Tomo I, como não poderia deixar de ser também abordou este grande jogo. Dos vários artigos destaco o «saudações PENTAcampeãs!»® onde com uma clareza de fazer inveja a muita gente aborda as incidências do jogo. A forma como destaca os "Craques e Vedetas" e os "Cromos e Marretas" é perfeita. Neste e noutros jogos.

O blog "Mística do Dragão", um dos que não dispenso de ler, aborda o tema do pós-jogo da mesma forma como já tinha feito na preparação para o mesmo. Com muita Exultação. O Céu é o limite, este é o título da crónica ao jogo. Para além de colocar um resumo do jogo, consegue ir mais além definindo algumas metas para o clube. Exequíveis, digo eu.


A DERROTA: Visão Benfiquista

Do lado do Benfica encontramos, naturalmente, muito desânimo e uma ânsia de procura de um culpado. Bom nem todos... É o caso do excelente blog "Eterno Benfica" que na sua crónica «O Benfiquinha da Brincadeira» consegue colocar o dedo nas principais feridas benfiquistas. A avaliar pela caixa de comentários posso dizer que este resuma doeu a alguns...

Um outro amigo cibernético, Márcio Guerra da Bimbosfera, com o seu humor mordaz não deixou escapar a oportunidade e escreveu uma excelente crónica, «Benfica toma medida drástica para promover o boicote aos jogos fora». Uma questão polémica entre os adeptos Benfiquistas  e que aliada ao que se passou no clássico se revela bem oportuna por sinal!

O blog Céu Encarnado, num pequeno texto, confere aquilo que muitos benfiquistas estavam no momento a sentir. A crónica "Humilhante", revela que há adeptos Benfiquistas muito atentos e descontentes com algumas coisas menos positivas que condicionam o normal funcionamento do clube

No "Lateral Esquerdo" encontramos o texto "Rei Morto, Rei Posto" que considera que Jorge Jesus é o principal responsável pela humilhação que o Sport Lisboa e Benfica sofreu às mãos do Futebol Clube do Porto. Finaliza o resumo com os objectivos do clube para o resto da temporada: a luta pelo 2º lugar.



VISÃO SPORTINGUISTA: A Visão Neutra (mais ou menos...)

Do lado do Sporting, este jogo estranhamente não teve grande relevância. Será porque existe "muita coisa para arrumar" em casa? Penso que sim... Mesmo assim encontrei referências ao jogo nos blogs A Norte de Alvalade, neste post, e no "O Cacifo do Paulinho", neste post. Mas de forma geral, os Sportinguistas olimpicamente ignoraram os seus adversários.

E vocês o que acharam destas diferentes perpectivas? Encontraram algum artigo que gostaram mais? Força, partilhem-no. E a vossa ideia do clássico, qual é?


O CLÁSSICO EM IMAGEM

PS: Os cartoons e as imagens que se segue servem somente para fins ilustrativos...






Esta cara de JJ é impagável 


1 comentário:

  1. meu caro,

    mais uma vez muito obrigado! pela referência ;)

    fiquei sem jeito...

    abraço

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner