Páginas

sábado, 13 de novembro de 2010

Crónica de Miguel Sousa Tavares, no jornal A Bola do dia 09.11.2010

Esta crónica foi surripiada do blog Tomo I, neste post. Não deixem de fazer uma visita que tem por lá muito bons artigos. Quanto à crónica de Miguel Sousa Tavares, só lamento que o Gato Fedorento Ricardo Araújo Pereira não esteja interessado em continuar com as suas crónicas, porque será?

Esplendor na relva

1.

Meus senhores, todos os que gostam de Futebol: o que vocês viram no passado Domingo à noite, no Estádio do Dragão, é o melhor que o nosso futebol tem para apresentar. Só não foi um jogo inesquecível porque apenas uma equipa jogou: a outra foi sovada, cilindrada, reduzida ao estado de zombie.

Mas que bem que jogou o FC Porto, caramba!
Eu sei que para os nossos inimigos (que não adversários, que isso é coisa diferente e mais digna), estes 5-0 não vão servir de nada, nem ensinar coisa alguma, nem ajudá-los a meter a viola alguma no saco. Vai passar-se o mesmo que se passou sempre, apesar dos quinze campeonatos ganho no último quarto-de-século, dos dois títulos de Campeão Europeu e de Campeão do Mundo, da conquista da Taça UEFA e de tantas e tantas noites de glória azul-e-branca: assente a poeira deste jogo, disfarçada a vergonha e presumindo esquecida a evidência que todos viram, vão voltar ao disco rachado de há vinte e cinco anos. Este último canta assim: a viagem dos manos Calheiros ao Brasil; a «fruta» e o «chocolate»; o árbitro que foi beber um «cafezinho» antes do palpitante Beira-Mar vs. FC Porto de 2004 (tão palpitante que até pusemos as reservas a jogar); o «sistema», mais as «influências» e tudo o resto que já estamos carecas de ouvir.

Por um lado fico contente: é sinal de que o seu ódio vesgo é tamanho e que nunca irão aprender a lição, e de que iremos continuar a ganhar. Mas, por outro lado, fico preocupado porque sei que esta incapacidade dos nossos inimigos reconhecerem o mérito desportivo do FC Porto - mesmo depois de serem cabazados com 5-0 - é um decalque do País que hoje somos e das razões da sua falência: os medíocres odeiam a competição, a competitividade, a necessidade de se baterem contra adversários que não conseguem acompanhar. Ao invés, preferem os «direitos adquiridos» do tempo em que tudo lhes vinha "parar à mão" e sem concorrência. Então, vá de desqualificar, de caluniar, de tentar manchar o sucesso dos intrometidos.

2.

Jorge Jesus foi injusto quando quis reduzir tudo o que se viu no Clássico de Domingo à «noite inspirada do Hulk». Melhor do que esta tirada, só o site oficial do SL Benfica, esse jornalismo de referência, resumindo o massacre a uma questão de «falta de sorte».
Para começar, não foi só uma noite inspirada do Hulk (mais uma!): foi uma noite de sonho! Depois e por mais fantástica que tenha sido a exibição desse Incrível brasileiro descoberto na obscuridade do futebol japonês e revelado na grande escola de sucesso que é o FC Porto, a verdade é que ele não fez tudo sozinho. Inventou e assistiu Varela para o primeiro golo; construiu a jogada e cobrou, de penalti, o quarto; inventou sozinho o quinto. Mas, no intervalo de todo este festival, um novo Belluschi foi genial a assistir o Falcao para o segundo e terceiro golos; e o Falcao foi fabuloso a cobrar o segundo, de calcanhar, e o terceiro à matador que é. E naquele mesmo intervalo, a defesa do FC Porto foi absolutamente inultrapassável, com o Sapunaru a rubricar a melhor exibição que já lhe vi com a camisola azul-e-branca, o Álvaro Pereira sublime (como de costume), o Helton a fazer uma grande defesa na única oportunidade e remate à baliza por parte do SL Benfica (na sequência, está claro, de uma bola parada), o Guarín a fazer também o melhor jogo de sempre desde que está no Dragão.

Em suma: não houve um único jogador a destoar; não houve uma má exibição individual. Houve, acima de tudo, uma grande equipa, muitíssimo bem preparada.

3.

Parabéns!, André Villas-Boas! Muitos e muitos parabéns!
Antes, durante e depois do jogo, fez um trabalho simplesmente perfeito, impecável!
Antes, preparando o Sapunaru para que ele conseguisse secar por completo o Fábio Coentrão, na hipótese de este aparecer a jogar adiantado (como sucedeu na primeira parte) e preparando a equipa para jogar sempre próxima, concentradíssima na pressão alta e rapidíssima a explorar os espaços na rectaguarda do SL Benfica. E impecável ainda no elogio que fez ao mérito do SL Benfica, Campeão de 2010, sem esquecer o jeito que lhe deu o miserável episódio do "Túnel da Luz" - hoje e por razões bem à vista de todos, uma das mais vergonhosas páginas do Futebol Português.
Impecável ainda porque e ao contrário do que é habitual nos nossos treinadores em situações semelhantes, não tratou de se precaver com a desculpa dos «dois dias a menos de descanso» que a equipa do FC Porto teve em relação à do SL Benfica - antes dizendo e desde logo, que isso não iria servir de desculpa na eventualidade de correrem mal as coisas.
E impecável no final, pela forma comedida e cavalheiresca com que tratou uma vitória histórica [parabenizando a restante equipa técnica pela ajuda na conquista de tal feito].

Jorge Jesus tinha um dilema por todos conhecido: recuar Fábio Coentrão para defesa-esquerdo - de forma a tentar travar o furacão Hulk e assim diminuindo drasticamente o poder ofensivo da sua equipa - ou adiantá-lo e, prescindindo de César Peixoto a defesa (o que seria um suicídio, à partida), inventar uma outra solução para aquele lugar específico. Inventou David Luíz a defesa-esquerdo e… mais uma vez foi cilindrado! E este último não o foi só pelo Hulk, mas também pelo Belluschi: os três primeiros golos do FC Porto, naqueles estonteantes trinta minutos iniciais, aconteceram todos na zona à guarda de David Luíz. Pode ser que o rapaz, agora com uma nova cor de cabelo, se dê também a uma coloração de humildade, que bem precisa. Por estas razões, Jorge Jesus trocou o esquema na segunda parte, mas não foi melhor: Hulk fez o quarto e o quinto golos na cara de Coentrão. Acontece…

Agora e também com grande dose de injustiça, Jesus está transformado no saco de pancada de todos os benfiquistas. Mas o que já parece mais difícil de justificar é que tenha caído na tentação habitual dos treinadores portugueses quando se vêem confrontados com os mais difíceis jogos do Campeonato: mexer na equipa habitual para reforçar a defesa e diminuir o seu poder ofensivo. É que, num jogo em que precisava de ganhar, Jorge Jesus retirou o Saviola do 11, inventou um novo esquema defensivo e entrou no Estádio do Dragão mostrando a todos (e também aos seus jogadores) que estava com medo.
Já vi este filme vezes sem fim e no meu próprio clube e invariavelmente acaba mal.


[...]

6.

Só uma pequena nuvem a toldar um céu absolutamente azul: a presença dos cobardes lançadores de bolas de golfe e que se dizem "portistas".
É para isto que também servem os presidentes: Pinto da Costa tem de dizer, alto e bom som, a esses energúmenos que eles envergonham e prejudicam o Clube.
E para quê atacar um adversário com bolas de golfe quando o destroçámos com a bola de jogo?


in TAVARES, Miguel Sousa - NORTADA. A Bola. (09 Novembro 2010), pág. 46.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner