Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Este blog tem uma crise existencial...

Pois é... Ao fim de 153 posts, contando com este, 2 meses e uma média de quase 3 posts diários, surgiu-me esta dúvida. O que fazer com este blog? Os 3 ou 4 leitores que me acompanham provavelmente sabem que este blog deveria ser escrito por 3 pessoas: eu, o Xavier, e o 6º Beatle. O Xavier, o verdadeiro mentor de um projecto, rapidamente foi obrigado a abdicar de aqui escrever por razões profissionais. O 6B nos últimos tempos só consegue pensar num assunto. Que envolve saias. E como mais altos valores se devem ter levantado, faz muito bem em aproveitar. Fiquei eu, que inicialmente estava até mais relutante, a tentar dar um rumo ao blog. 
     
Mas a verdade é que a ideia original, falar essencialmente sobre bola, na visão de um adepto da Briosa, um Portista e um Sportinguista - pelo caminho haveríamos de cooptar um Benfiquista - esvaiu-se. Por culpa minha, que não tenho pachorra para escrever somente de futebol, mas também pelo pântano que o mundo do futebol se tornou. E estou a falar do mundo dos blogs, porque o outro já todos sabemos que há anos que está mergulhado em esterco. É difícil argumentar seja com que adepto for, tal é o nível de cegueira e raiva que nós adeptos vemos o futebol. Não estou para isso. Eu estou-me a borrifar se a Briosa no jogo X jogou com o atleta Y a defesa-esquerdo, que é mais baixo do que o outro que joga habitualmente, e por isso Jorge Costa é um incompetente... A sério, eu cheguei a discutir a razoabilidade deste comentário com um adepto de um conhecido blog de apoio à Briosa. Mas não dá. O nível de intolerabilidade a que chegamos impede-nos de ver o essencial: o prazer de ver um simples jogo de futebol. E como ultimamente estas discussões estão a retirar-me o prazer de ver um jogo de futebol, e para isso já existe tanta coisa, não preciso de mais nada, decidi repensar este capítulo.  
     
O painel do blogger diz-me que em dois meses o blog obteve 12.000 visualizações de páginas, cerca de 220 por dia em média. Mas a verdade é que 4 posts foram responsáveis por 60% deste tráfego. Foram posts sobre futebol, mas com títulos polémicos e conteúdo cheio de lugares comuns. No entanto houveram posts que me deram imenso trabalho a escrever, cujo resultado final foi interessante, mas que passaram practicamente incógnitos. Eu sei que isto é o normal de um blog, e que fidelizar leitores não é fácil, mas eles são a razão da existência do mesmo. 
     
Por essa razão decidi colocar o futuro deste blog nas mãos de quem o visita: os leitores. Assim sendo coloco algumas opções de caminhos a seguir, mas aceito outras. Nos comentários coloquem a vossa opinião... , no próximo domingo volto para fazer um balanço.

a) Este blog deveria ser sobre futebol, como inicialmente pensado;

b) A Bancada de Imprensa deveria abordar uma grande variedade de temas, tendo em vista comentar e esclarecer quem visita o blog;

c) Gosto mais dos posts intimistas, esse é o caminho a seguir;

d) Gosto dos posts intimistas, mas deverias arranjar um outro blog para esse fim;

e) Confio no teu imenso bom gosto :);

f) Eh pá, mais vale apagar o blog...

NOTA: Pelo caminho conheci gente muito boa de várias cores clubísticas, não vou aqui enumerar porque vocês sabem bem quem são, apesar de aqui e ali discordar com os mesmos, conseguem falar de futebol com paixão mas com respeito pelo adversário - bom às vezes não :D mas isso também faz parte. A todos envio um forte abraço com um desejo que tudo corra bem. Até já...

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Veio tarde o desejo, ehehhehe! Acabou a Champions deste ano, eheheh! POOOOORRA! Foi este o primeiro blog onde vim após a derrota de hoje, até porque o blog é um bom blog, é uma pena, apesar de compreender os porquês, da dificuldade de manter por cá os visitantes, incluindo eu. Vou aproveitando, e bem, o envio para o Google Buzz, leio os destaques, e sei que se me interessar o tema venho comentar, como este.
    Tenho pena que o blog esteja a passar por isto, mas é ideia generalizada que todos os blogs têm uma crise destas antes dos 6 meses. Até aí a vontade é sempre muita, mas uma pessoa farta-se, eu incluído, e por isso dou a mão à palmatória. Sei que ainda estou em falta com um artigo de oferta aqui para o Bancada de Imprensa, e não estou a pedir nada de volta, a falar a sério, apesar de o termos falado, mas sinto que este problema também me toca a mim... Cheira-me que é complicado mesmo a todos. E sei que não é preciso recorrer só ao polémico para se ter bons posts, e sei que alguns nos custam mais a escrever, nos dão mais prazer, e não são os mais reconhecidos. Senti, e sinto às vezes, o mesmo no meu canto (ia a dizer cantinho, mas o Cantinho é um blog lagarto, e isso comigo, nahhh... ehehehhe, grande Cantinho, do Cantinho do Morais) e portanto a hipótese que proponho, não apagar, nada radical, mas qualquer coisa que permita repensar o mesmo. O certo é que me parece que um blog deve ser um espaço de opinião, mas a opinião, se bem que dependente de factores ou factos para poder ser emitida, não tem que respeitar uma regra diária. Eu comecei a escrever 2 ou mais posts por dia. Hoje estou com uma frequência muito, mas muito mais baixa, quase 1 ou 2 por semana... É complicado, não vemos sempre retorno, portanto, reforço, qualquer medida deve ser ponderada sem ser radical, tipo, se for preciso umas férias, um post a avisar que só dia x é que se retorna, pensar no caminho a tomar, assumir uma frequência de publicação que se coadune com os horários de quem participa na escrita e publicação de posts, e depois seguir isso o mais possível. Se for preciso espaçar mais os posts, espace-se, mas que se tome isso em consideração e que se faça saber. Se for preciso recrutar mais gente, recrute-se, se for preciso fazer «spam» a avisar do nosso blog por aí, faça-se, e se for preciso ser polémico no meio, para atrair mais gente, seja-se...

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. fod@-se, oh Dux!

    acabas com o meu prazer diário de vir aqui, de há (sensivelmente) quinze dias a esta parte e convoco uma manif de black bocks - daqueles que são mesmo muito maus - para a frente do teu quarto.
    não é uma ameaça: será uma realidade ;)

    agora um pouco mais a sério: voto na opção «e) Confio no teu imenso bom gosto :)», no sentido que «b) A Bancada de Imprensa deveria abordar uma grande variedade de temas, tendo em vista comentar e esclarecer quem visita o blogue».

    de resto, o sr Márcio Guerra já disse tudo ;)

    ps1: desculpa o intróito inicial, mas tive que recorrer à força bruta para perceberes que a opção f) nem se quer a é (de todo!), porque é demasiado redutora (dado que será sempre a última opção da última opção de recurso).

    ps2: no que puder contribuir para a manutenção desta Bancada, sabes onde me encontrar.

    abraço

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

    ResponderEliminar
  4. @Márcio;

    @Miguel;

    Obrigado pelas palavras amigas. Estou em reflexão, mas a vossa opinião é para ser levada em conta. No domingo dou novidades.
    Até lá um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Sou recente aqui, mas vou opinar.
    Cheguei cá devido a uma crítica de futebol, mas sinceramente acho que poderias apostar mais noutras áreas porque gosto da forma como colocas os temas. Não vejo razões para desistires deste blog.

    Gostei muito do novo look do blog, bem melhor do que o anterior.

    LC

    ResponderEliminar
  6. Passei só para te dizer que gostava de ver a continuidade do blog, mas deixa o futebol de lado...
    Talvez em Janeiro esteja de volta...

    PS: As montanhas do Atlas é como me tinhas descrito. É qualquer coisa que não se fica indiferente e esta paisagem lunar... ficava cá para sempre :)

    ResponderEliminar
  7. DUX, confesso que não frequento diariamente mas tenho lido todos os teus posts e sei o que sentes.
    Por mim, estou com o Márcio, nada de radicalismos. Se não der, reduz o nº de posts e a mim não me repugna que fales doutros assuntos pertinentes e interessantes. Afinal de contas, o nome do Blog assim o indica.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner