Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Futebolices do fim de semana

Este fim-de-semana foi pródigo em acontecimentos futebolísticos na verdadeira acepção da palavra. A Briosa continua a sua excelente campanha, com uma vitória sobre o Vitória de Setúbal subimos ao 5º lugar com 18 pontos. Um registo muito bom e que já tem colocado alguns "olheiros"  a analisar a nossa equipa, falando-se até de uma possível transferência de um dos nossos (um canhoto...) para um dos grandes de Lisboa. Espero bem que não passe de um rumor...

O clássico Sporting CP vs FC Porto foi muito bom de seguir, e sinceramente não esperava assistir a um domínio (quase) avassalador do Sporting na 1ª parte.  Confesso que não conhecia muito bem o jogador André Santos e fiquei extremamente impressionado com a sua forma de jogar. A jogar assim não tardará a ser a nova vedeta leonina, a ser idolatrado pelos adeptos, a fazer uma birra e acabar num clube estrangeiro ou pior... num adversário. Por falar nisso, o João Moutinho teve a recepção esperada. Muitos assobios e uma chuva de maças, que ao que parece não eram podres - não se entende estes tipos...

(*)

Na 2ª parte o FC Porto conseguiu alcançar a igualdade pelo poderoso Falcão, mas a  justa expulsão de Maicon, levou o jogo à primeira forma. O Sporting mais dominante e mais perto do triunfo. Pela 1ª vez esta época assistimos a um jogo em que o FC Porto foi inferior ao adversário. Registe-se a 2ª expulsão de André Villas-Boas, que coincide com o 2º jogo em que o FC Porto não vence, mas que não faz dele menos treinador do que ele efectivamente é. E que prazer do "carago" o gajo está a ter em treinar o Porto!

No lado de lá da fronteira aconteceu um dos momentos que mais prazer me deu de ver nos últimos meses. A derrota do Real Madrid na Catalunha, às mãos de um imperial (este sim..) Barcelona, ecoou por todas as regiões. Como tantas vezes acontece, aqui ou na Espanha, o R. Madrid personifica todo um conjunto de factores que nos causa um asco visceral. Os tiques e os modos de ser Madridista elevam esta equipa à condição de alvo a abater. Foi o que ontem aconteceu, para grande alegria minha os meus amigos catalães cilindraram uma equipa milionária mas pouco humilde na forma de ser e pensar, mas também de jogar.
Nada tenho contra os portugueses do Madrid, é inquestionável a qualidade de Pepe, Mourinho ou R. Carvalho, que são dos melhores do mundo, mas por muitos portugueses que lá joguem, jamais conseguirei apoiar aquela equipa. Como tal o meu desejo é que percam sempre.
Mas não se confunda a árvore com a floresta, naturalmente que as gentes de Madrid são iguais como em qualquer outro lugar do mundo e sempre que lá vou sou bem tratado, (depois de se ultrapassar a desconfiança inicial e de me demarcar de algumas posições..) mesmo sabendo, devido ao meu sotaque, de que região eu venho...   

(*) Uma grande abertura, como a que Maicon fez para Liedson...

11 comentários:

  1. Boa crónica do fim-de-semana.

    O André Santos tem de facto futuro. O SCP fez um jogo melhor do que se esperava, mas na segunda parte foi-se muito abaixo na minha opinião, mesmo quando esteve em superioridade numérica. A Académica está muito bem e recomenda-se. Mérito para Jorge Costa e naturalmente os seus jogadores. O Barcelona provou que é o melhor, mas o Real pode jogar mais do que mostrou. Foi pena só o GLORIOSO BENFICA E ALVO A ABATER EM PORTUGAL, não ter jogado este fim-de-semana.

    BENFICA SEMPRE!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. @ berrante. Não falei do Benfica porque tinha um post a desancar em JJ, também era para falar que se tinha aberto a caixa de pandora com aquele penalty. De hoje em diante, e depois de assinalar 15 ou 16 penaltys para cada lado, os jogos acabarão com se fosse um jogo de andebol. Mas sem desvirtuar a mereceida vitória do Glorioso.
    Mas como não acabei o artigo acho que o momento talvez já tenha passado... Mas... nunca se sabe.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. És um malandrão, está visto, eheheh... Sobretudo pela «figura e legenda», eheheh!
    Quanto ao Real, o Barça tem alguma da minha simpatia, mas não tem menos que o Barça. Essa da «revolta de um povo/região» ainda tem que ser mais falada... Temos que falar disso com mais calma e espero ansiosamente por algo mais que aí venha para perceber melhor tudo o que se passa. Creio, no entanto, que essa comparação não é de todo justa com o Porto, mas a seu tempo trataremos disso!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Aquele foi um pouco, de nada, mais evidente dos que normalmente se vê.. Só um pouco. Mas é estranho ter marcado o que viu, isso é um facto. Ainda já por acaso já tivesse havido um penalti antes...

    Cumprimentos e continue,... O Blog é excelente!! Apesar de para já ser anti-Benfica, o que honestamente e fora de gozos, é normal. Podia até ser bem pior ;))

    ResponderEliminar
  5. Este blog come letras ;))

    Comeu-me um "se" e enganou-me com um "já".

    ResponderEliminar
  6. @Márcio. Tenho andado super-ocupado e só hoje vi que por aqui tens deixado muitos comentários. Sobre a «revolta de um povo/região» acho que não falarei tanto como deveria. Não sou Catalão, mas sim Basco, no entanto eu «gosto» tanto do Real Madrid que comemoro todas as suas derrotas :)

    Não me parece que o facto de eu, a TM e o Xavier sermos Bascos vos interesse minimamente. A única coisa que eu gostaria que se soubesse é que no País Basco existe um povo que em nada se assemelha aos Espanhóis. Alguns de nós acabaram por ter de sair de lá para poder ter uma vida normal. Como foi o caso dos meus pais e principalmente dos da TM (basta ver o apelido dela e perceberás..)

    Um dia que possas vai a Bilbao ou a San Sebastian, a Bermeo e Murueta - será uma viagem inesquecível te garanto que nunca viste nada assim.

    Com o tempo falarei sobre a minha cultura, sobre a minha língua e sobre as nossas gentes e costumes. E sim, sobre a ETA e o Herri Batasuna... também porque há coisas que me desagradam...
    Embora esteja cá há mais de 20 anos, muito bem integrado e agradecido pelo que Portugal me deu, continuo a ser basco de alma e coração...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. @encarnado. Este blog pode até comer letras mas não é Anti-Benfiquista :)

    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Ui, ui... Estou é a ficar mais chateado do que o que queria, pois parece-me que as expectativas estão a ficar muito elevadas e não estou ainda a ver as mesmas satisfeitas. Claro que o caminho se faz caminhando, mas estou a ficar cheio de curiosidade por saber mais sobre este tema.
    Fico à espera!

    Abraço a todos

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar
  9. Desculpa Márcio, se as expectativas estão a sair frustradas :(. Na verdade o tempo é pouco e decidi que os posts devem ser pensados e bem estruturados. Tenho duas histórias para contar:
    a) na 5ª feira fiquei retido 6h na neve em Vila Real, na aldeia de Campeã (que é lindíssima)
    b) os cuidados que se deve ter na ingestão de cogumelos nesta altura do ano. Infelizmente esse motivo levou-me a fazer horas seguidas de trabalho, que eu espero que dê frutos no futuro. Por favor, na dúvida NÃO COMAM!

    Um abraço e até já!

    ResponderEliminar
  10. Se calhar não me fiz entender. Vocês (tu, vou tratar por «tu») estão a elevar as expectativas e estou realmente ansioso para ver o que daí vem. A sério. Não é que estejam em baixo, ou que estejam a ser defraudadas. Ainda têm crédito para não as defraudarem, eehehhe. Ou seja, tomem o tempo que precisem, mas quero realmente saber mais coisas do género das que dizes que vais(vão) contar. Mesmo ansioso que venham. Não é que venham agora. É que venham, e que contem, e que me façam aprender coisas novas sobre o que não sei. Creio que vai ser uma viagem engraçada, por isso tenho alguma ansiedade.

    Abraço

    Márcio Guerra

    P.s.- Em relação aos cogumelos, para mim, são todos comestíveis, só que alguns só são uma vez, eheheh!

    ResponderEliminar
  11. Ah, assim está bem :) com o tempo muita coisa aqui se passará. Mas vai ser para degustar devagarinho com convêm :)

    Olha que a quetsão dos cogumelos é muito importante. Cá em Coimbra já foram operados vários pacientes (com transplante de fígado) e alguns sem sucesso.

    A minha acção de formação em Vila Real na 5ª feira, (quando fiquei retido na neve...) esteve relacionada com esta questão.

    O que eu peço é que tenham cuidado. Pela vossa saúde...

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner